Turismo

12 cidades charmosas para se visitar no Brasil

No Brasil, quando falamos em passeio ou férias, muitas vezes já imaginamos uma ida a praia ou às montanhas. Mas o país não vive só disso e o interior tem muito a mostrar. Selecionamos 12 cidades charmosas no país para você conhecer o quanto antes.

Alguns lugares brasileiros já são bastante conhecidos por seus encantos, como Campos do Jordão, Gramado e outras tantas cidades montanhosas, apontadas como destinos ideais durante o inverno. Apesar disso, saiba que o Nordeste nos reserva muitas surpresas que vão além de praias paradisíacas, pois a região está repleta de cantinhos charmosos.

Ouro Preto – MG

Com um conjunto arquitetônico que a tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é uma excelente oportunidade de conhecer as raízes históricas do Brasil. Com ladeiras de pedra, casarios coloniais, feiras de artesanato, ateliês e programação cultural extensa, é impossível não se render aos charmes da cidade.

Ouro Preto

Ouro-Preto-MG
Lumiar – RJ

Dentro de Nova Friburgo, o distrito de Lumiar carrega consigo um charme inigualável, que o faz ser chamado de Suíça fluminense, junto com a vizinha São Pedro da Serra. Cercada de encantos naturais à beira da Mata Atlântica, é ideal para quem quer tranquilidade e curtir cachoeiras, rios e corredeiras. A vila é repleta de restaurantes, lojinhas e pousadas, com vista para as belas montanhas verdes.

LumiarParador-Lumiar

Morretes – PR

Passando por algumas das rodovias mais lindas do Brasil, o caminho até Morretes já impressiona, havendo chances de percorrer a Estrada de Graciosa de trem. O caminho passa pela Mata Atlântica, picos e cachoeiras, rendendo boas fotografias e até mesmo compras, com paradas em mirantes onde são vendidos mel, cachaça e balas de banana. A natureza continua sendo atrativo dentro da cidade, assim como os edifícios históricos e museus.

 Morretes2
Morretes3

Paraty – RJ

Um dos lugares mais lindos do Rio é Paraty, onde parece que o tempo parou. Casarões coloniais, igrejas dos séculos 18 e 19, restaurantes românticos e calçadas com pedras são parte do charmoso centro histórico. Praias, piscinas naturais e cachoeiras coroam o passeio com recursos naturais, além da programação recheada, que conta com o Festival da Cachaça e a Feira Literária Internacional, Flip, lotando a cidade.

Paraty2Paraty

São Bento do Sul e São Francisco do Sul – SC

Rodeada de construções ao estilo enxaimel, São Bento do Sul tem a arquitetura, as paisagens bucólicas e as tradições como seu principal atrativo. Outra cidade que pode ser inclusa no roteiro é São Francisco do Sul, onde há o Museu Nacional do Mar. Tida como uma das vilas mais antigas do país, a cidade às margens da baía Babitonga tem um centro histórico bem preservado, com fachadas coloniais coloridas e convidativas para uma foto.

113-600x399

saofran2
Timbó – SC

Ainda em território catarinense está Timbó, em meio ao Vale do Itajaí. Rodeada de cachoeiras e cânions, a cidade a 184 km de Floripa agrada não só os aventureiros, mas quem gosta de clima de interior. Um dos principais eventos da cidade é a Festa do Imigrante, que traz bailes, comida típica e artesanato dos dois países que a colonizaram: Alemanha e Itália.

TimboTimbo3

Lençóis – BA

Com uma beleza simples, Lençóis está repleta de casinhas coloniais coloridas, ruas de pedra e coreto na pracinha, remetendo a épocas passadas. Patrimônio Histórico Nacional, a cidade é porta de entrada para a Chapada Diamantina, tornando-se dormitório dos turistas, e foi conhecida como capital do diamante na antiguidade.

Lençois

Foto: Simone Vizioli

Penedo – AL

Além do Rio de Janeiro, o estado de Alagoas também tem uma cidade chamada Penedo, que foi o primeiro povoado local. Igrejas dos séculos 17 e 18 junto com alguns museus formam o charmoso centro histórico de uma das cidades mais belas do Nordeste. Um dos grandes atrativos é o passeio de barco até a vizinha Piaçabuçu, onde há lagoas de águas azuis e dunas.

Penedo3Penedo4

Garanhuns – PE

Conhecida como “Suíça Pernambucana”, Garanhuns é famosa pelo relógio de flores na Praça Tavares Correia, criado em 1979. Apesar de estar em território nordestino, tem clima ameno e está sempre rodeada de flores, um dos cultivos principais da cidade. Um dos principais pontos turísticos é o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, réplica do santuário de Schoenstatt, na Alemanha.

GaranhunsGaranhuns2

Mariana – MG

A cidade mais antiga de Minas Gerais remonta o século 18 com sua arquitetura colonial predominante e relíquias barrocas. Mariana ainda agrada os aventureiros, que exploram a mina da Passagem, uma das maiores do mundo que está aberta a visitação. São 300 metros de trilhos percorridos, passando por túneis, salões e lagos cristalinos.

Mariana2Mariana3

Bento Gonçalves – RS

Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda todo o charme, tradição, culinária e arquitetura do país europeu. Uma das grandes atrações locais é o Vale dos Vinhedos, área dedicada a vinícolas, onde são oferecidos diversos passeios e degustações. Outro lugar encantado é o roteiro Caminhos de Pedra, que passa por charmosas casas de pedra e madeira destinadas a produção artesanal. Com tempo, vá até Garibaldi com o trem Maria-Fumaça.

BentoGon

BentoGon2
Paranapiacaba – SP

A cerca de uma hora da capital paulista, Paranapiacaba é uma vila bem peculiar e bucólica. No alto da Serra do Mar e parte do Grande ABC, o distrito é cercado por casas simples de madeira, ruas de terra e muito verde, refletindo uma tranquilidade que está bem distante do caos da metrópole. O passeio de trem, com início na Estação da Luz, é uma das grandes atrações, assim como o Festival de Inverno e a Feira Literária.

ParanapiacabaParanapiacaba2

 

Fotos: Brunella Nunes

 

Post por Brunella Nunes
Demais fotos: reprodução

quantocustaviajar

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top