Vida Saudável

Carboidrato engorda?

Essa é uma dúvida recorrente entre as pessoas, mas para melhor respondê-la vamos, primeiramente, reformular a pergunta: O excesso de carboidrato engorda? Sim.

O carboidrato está presente em diversos alimentos, como: pães, bolos, massas, doces e outros. Este macronutriente é essencial para manter o bom funcionamento dos nossos órgãos.

Quando o carboidrato entra em contato com enzimas do organismo são transformados em monossacarídeos, como a glicose. Essa molécula será utilizada dentro da célula, onde ocorrerá quebras sucessivas de suas ligações para transformação em energia que será aplicada no corpo todo.

Durante a metabolização da glicose no sangue ela pode gerar energia para o corpo ou ser estocada em forma de glicogênio. Quando as duas vias finais foram suficientemente saciadas a glicose será armazenada no corpo em forma de gordura. Dessa forma, explica-se como consumo descontrolado e excessivo de carboidratos pode gerar acúmulo de gordura.

Em algumas dietas radicais as pessoas cortam totalmente o carboidrato de sua alimentação. Isso é realmente inapropriado, uma vez que esse é um macronutriente essencial para que o organismo realize suas funções adequadamente. Ao cortar o carboidrato da dieta o corpo irá procurar outras fontes de energia, usando a proteína e gordura. Nesse caso, o efeito não será o esperado, pois a pessoa perderá massa magra, continuará com a gordura e ainda ganhará flacidez.

  • Como consumir os carboidratos adequadamente?

Vale ressaltar aqui que, em uma consulta, seu nutricionista passará a quantidade adequada de carboidratos de acordo com seu biótipo, objetivos e gasto energético durante o dia. Sendo assim, essas dicas valem de uma maneira geral para uma reeducação alimentar.

– Saiba escolher

carboidrato-simples-e-complexo

Pão branco (carboidrato simples) X Pão integral (carboidrato complexo)

Existem dois principais tipos de carboidratos: os simples (são os refinados, como açúcar branco, bolos, pães, refrigerantes e massas), esses alimentos possuem um alto índice glicêmico, ou seja, são absorvidos rapidamente pelo corpo e não produzem saciedade para o indivíduo; e os complexos: (são carboidratos ricos em minerais, vitaminas e fibras. Fazem parte desse grupo alimentos como: arroz, macarrão e pães integrais, batata doce, mandioca, vegetais e sementes).

Os carboidratos complexos são, sem dúvida, a melhor escolha para quem pretende emagrecer de forma saudável. Eles devem ser consumidos de forma equilibrada juntamente com os outros componentes da dieta, que são as proteínas e lipídios.

– Substitua os carboidratos simples

Existem, hoje, diversas alternativas para substituição dos alimentos. Como por exemplo:

  1. Açúcar branco refinado

Durante o processo de refinamento do açúcar branco há adição de diversas substâncias, como o enxofre para que ele adquira sua cor característica. Além disso, ocorre a retirada de diversos nutrientes e vitaminas no processamento. Você pode optar pelos açúcares menos processados, como: açúcar mascavo ou demerara. Embora eles possuam uma quantidade maior de calorias, eles conservam uma grande parcela de vitaminas e minerais em sua composição.

  1. Refrigerante

Além de ter uma quantidade absurda de açúcar, os refrigerantes possuem diversas substâncias cancerígenas e alto valor de sódio. Nesse caso, prefira as bebidas naturais, como suco da fruta e água de coco.

  1. Arroz, macarrão e pães

Para essa categoria existem as opções dos alimentos integrais que conservam um alto índice de minerais, vitaminas e fibras.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top