Vida Saudável

Dicas para evitar o efeito sanfona e manter o peso

Fazer dieta é fácil, difícil é manter o peso depois. Muitas pessoas que se dedicam a programas de emagrecimento não têm consciência de que o processo de reeducação alimentar deve ter continuidade por toda a vida. Caso haja um descontrole na dieta os quilos podem voltar. É muito frustrante engordar após se dedicar a um regime alimentar restritivo por um longo tempo.

Quem já eliminou muita gordura e pode agora mostrar uma silhueta fininha, sabe da dificuldade que enfrentou para alcançar esse objetivo, por isso desperdiçar todo esse esforço é desestimulante. Para evitar isso, mantenha a motivação e uma alimentação saudável, sem se esquecer dos exercícios físicos. Essa combinação de fatores vai garantir que aqueles quilinhos indesejáveis não voltem a incomodar.

Os cuidados para ficar longe do efeito sanfona devem ser constantes, pois o mínimo descuido pode alterar os ponteiros da balança. Para afastar esse mal não volte aos hábitos antigos. Muitas pessoas depois que emagrecem bastante, alcançando seu peso ideal, cometem o erro de comer novamente tudo que era proibido, dessa forma exageram e acabam viciando o organismo na velha alimentação pouco saudável.

efeito sanfonaVocê deve conhecer pessoas que voltaram a engordar depois de passarem por rigorosas dietas ou cirurgia bariátrica. Com certeza, o que faltou nesses casos foi disciplina para se auto monitorar e controlar a alimentação. Afastar as tentações altamente calóricas é o primeiro passo. Uma dica é escolher apenas um dia da semana para comer aquilo que mais gosta. Assim é possível manter o equilíbrio e não extrapolar. Confira mais algumas dicas.

Tenha força de vontade: sem motivação é mais difícil alcançar a meta de emagrecer e manter o peso ideal. Não deixe o desanimo tomar conta e foque em seus propósitos para preservar a boa forma.

Controle o emocional: quem pretende dar seguimento aos hábitos alimentares obtidos durante o regime deve controlar o sistema emocional. Muitas vezes o estresse atrapalha prejudicando o estado emocional, o que pode causar o ganho de peso.

Procure ajuda especializada: caso você não esteja conseguindo manter o seu peso, procure um profissional especializado em nutrição para realizar exames e receber orientações para que você consiga estabilizar seu peso.

Veja agora algumas dicas para evitar o efeito sanfona.

  • Alimente-se a cada três horas e cumpra os horários estipulados para as principais refeições do dia. Não se esqueça de comer lanches saudáveis entre o café da manhã e o almoço, além de se alimentar à tarde, bem como antes e depois do jantar.
  • Mantenha uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. Invista nas saladas verdes e nos sucos detox para eliminar impurezas do organismo e assim facilitar o processo. Acrescentar no cardápio alimentos termogênicos também ajuda a manter o peso.
  • Não exagere no sal ao preparar a comida, pois além de causar problemas de saúde, o sal em excesso gera inchaço e consequentemente aumenta o peso.
  • Evite alimentos industrializados, como refrigerantes e sucos de caixinha, além de bolachas recheadas, salgadinhos, enlatados, congelados, condimentos e embutidos. Esses produtos estão repletos de aditivos químicos que fazem mal a saúde.
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top