Vida Saudável

O que é a Inflamação?

O que é a Inflamação?

A inflamação é uma resposta do seu organismo, apontando que alguma coisa está acontecendo errado. Por exemplo, quando você passa o dedo em cima de uma madeira com uma farpa e se machuca porque furou o seu dedo, começa aquela vermelhidão na região afetada. Isso é um sinal de inflamação, alguma coisa está errado. Se eu tenho um corpo estranho invadindo seu organismo, a farpa,  seu corpo precisa fazer algo para corrigir, colocar aquilo para fora e voltar tudo ao normal.

Estes acidentes fazem parte do seu dia a dia e a correção do funcionamento do organismo para que ele possa se curar, faz parte da sua imunidade ou seja proteger o seu sistema de defesa do seu organismo, para ele poder corrigir o que está errado.

Qual é o problema causado pela da inflamação?

Quando o seu corpo fica constantemente inflamado com processos internos e você nem percebe isso, chamamos de inflamação crônica, problemas que causam centenas ou milhares de doenças autoimunes como diabetes, câncer, síndrome metabólica, avc, e muitas outras. Inclusive a inflamação é um dos principais fatores que influenciam a obesidade.

Quais fatores influenciam o aumento da inflamação?

A alimentação inflamatória é quela que tem as seguintes características. Ela é carregada de toxinas como corantes, conservantes, aromatizantes, nitrito, nitrato e diversas outros componentes que faz mal para o intestino e para sua saúde causando um desarranjo, porque o seu corpo não absorve corretamente os alimentos e inflama o seu intestino atrapalhando os processos internos de defesa do organismo.

Outros fatores e alternativas de solução?

Fatores ligados ao estilo de vida como o alcoolismo, cigarros, drogas também são muito importantes para aumentar o processo inflamatório. O sono irregular não deixa o seu corpo fazer a síntese proteica e reorganização celular e se você não tem um sono de qualidade, você irá excretar maior quantidade de cortisol que em períodos prolongados acaba tendo efeito é inflamatório, mesmo sendo um anti-inflamatório natural. A exposição à poluição sonora e diversos outros fatores também influenciam no emagrecimento, mas vamos nos concentrar aqui no fator que mais influencia as doenças auto-imunes que estão sobre o meu e o seu controle que é a alimentação inflamatória.

O cortisol é um anti-inflamatório natural, ele atua para corrigir esse tipo de problema e agente sabe que para efeito de emagrecimento isso não é nada bom pois o excesso de cortisol contribui para o ganho de peso e retenção de líquidos.

Outra curiosidade que vale a pena a gente falar também é a questão dos óleos, principalmente os que contém grande quantidade de ômega 6 são pró-inflamatórios, eles ajudam a inflamar, já o ômega 3 tem ação anti-inflamatória. O perfeito equilíbrio entre os dois estaria entre 1 para 1, mas que vemos na indústria hoje é a proporção de 5/1, 10/1, 15/1, até 20/1 de ômega 6 para um de ômega 3, algo que você precisa prestar atenção na sua alimentação.

Alguns problemas comuns, gerados pelo excesso de inflamação são o intestino de litigante ou permeável, resumidamente ele acaba deixando passar substâncias que não deveriam passar para o seu corpo, aumentando o processo de inflamação, desequilibrando o seu metabolismo e prejudicando seu sistema imunológico de forma geral.

Outro fator que contribui bastante para destruir o intestino e principalmente uma microbiota é o desequilíbrio da composição entre bactérias boas e ruins. Essas bactérias em equilíbrio faz que o seu intestino aumente a imunidade, fique forte e produza até 80% da serotonina (neurotransmissor que dá sensação de prazer e força) que o seu corpo precisa.

Segundo a Nutricionista Fernanda Franco, especialista do Método de Emagrecimento Saudável Já, a utilização dos antibióticos prejudica nosso intestino, segundo diversas fontes médicas, não utilizar antibióticos regularmente é o ideal para aumentar a imunidade. Procure usar antibióticos somente sob prescrição do seu médico. Quanto menos antibióticos industrializados você utilizar e quanto mais você fortalecer a sua microbiota através de antibióticos naturais na base da alimentação saudável e estilo de vida, mais forte ficará a sua imunidade, e menos efeito inflamatório irá causar no seu corpo.

Quando você resolver este problema o seu emagrecimento será um bônus, terá mais energia, vitalidade, disposição entre outros benefícios.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top