Vida Saudável

Os alimentos mais gostosos podem te deixar viciado

alimentação tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso corpo.

Aquele alimento que têm mais açúcar, mais sal ou mais gordura faz com que queiramos comer cada vez mais

 

Alguns costumam dizer que aquilo que é saboroso não faz bem à saúde, porém você já parou para pensar sobre o motivo de gostarmos tanto de alimentos saborosos? Os alimentos industrializados normalmente são ricos em açúcar, gordura e sal que são nutrientes que promovem a sensação de recompensa, a mesma sensação que é desencadeada após o uso de drogas.

Os chamados alimentos super palatáveis, que contêm excesso de açúcar, sal, gordura ou outro nutriente estimulante, ganharam maior espaço comercial a partir da década de 1980. Desde então os hábitos alimentares se transformaram muito, pois a rotina familiar também obteve uma nova configuração.

A população mundial está cada vez mais urbanizada, e portanto mais pessoas seguem o estilo de vida das grandes cidades: trabalhar longas horas por dia e ter pouquíssimo tempo dedicado à própria saúde.  Devido a isso, menos tempo é disponibilizado ao preparo da refeição diária e o mais conviniente é adquirir alimentos prontos ou pré-prontos. Esse hábito elimina qualquer possibilidade de você mesmo controlar a quantidade de sal, gordura ou açúcar presente na sua comida. Então você se torna habituado aos sabores fortes das comidas industrializadas.

E como passamos a ficar viciados nos alimentos super palatáveis? Existem funções no nosso cérebro que controlam os comportamentos de querer, gostar e aprender. Os processos que regulam o “querer” estão relacionados ao hormônio chamado dopamina. Este processo se desenvolve independente do processo de “gostar”, por isso é possível você querer algo sem gostar, ou seja, mesmo se você souber que é prejudicial comer muito chocolate ou muita fritura ou até mesmo fumar, você irá querer do mesmo jeito. Ao ingerir, por exemplo, uma quantidade de refrigerante (caracterizado por ter excesso de açúcar), o hormônio dopamina será liberado, porém cada vez que isso ocorre existe uma diminuição da resposta a este hormônio, e você sentirá a sensação de que precisa tomar mais e mais refrigerante, mesmo sem estar com vontade e mesmo após ter bebido muita água. Então, o processo de descontrole e vício alimentar esta estabelecido.

Então o que podemos fazer para evitar esse problema? Aqui vão algumas dicas:

  • Vá diminuindo gradativamente a ingestão de alimentos como chocolate, refrigerante, salgadinhos e frituras;
  • Opte por alimentos não industrializados;
  • Se você sentir uma vontade incontrolável de ingerir algo doce, coma algumas uvas passas, ameixas secas ou macadâmias que também são doces mas possuem fibras e vão auxiliar no processo de saciedade;
  • Procure assar os alimentos ao invés de fritá-los;
  • Prepare o seu próprio alimento, evite comprar comida pronta ou pré-pronta;
  • Reduza o consumo de produtos congelados, pois além de altos teores de sal e gordura eles contêm muitas embalagens;
  • O sal não é o único tempero para a sua comida, utilize especiarias como gengibre, açafrão, noz-moscada, cardamomo, sálvia e pimenta.

Que tal colocar hoje mesmo essas dicas em prática? Siga um estilo de vida mais saudável para viver melhor.

Autora: Marcela Francisco

Veja também:

Óleo de Cártamo emagrece, conheça todos seus benefícios

Mingau de aveia para emagrecer e perder barriga

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top