Turismo

Porto Feliz, o paraíso dos Bandeirantes!

Porto Feliz, o paraíso dos Bandeirantes!

Você já ouviu falar da histórica cidade Porto Feliz?  Porto Feliz fica a cerca de 100 km da capital de São Paulo (Brasil). Porto Feliz conhecido como o  paraíso dos Bandeirantes, nasceu na margem esquerda do rio Tietê em um lugar que os indígenas nativos chamavam de Araritaguaba (‘lugar em que as araras pousam para comer’, em tupi). O mais antigo registro conhecido do local é de 1693 e refere-se a uma fazenda de Antonio Cardoso Pimentel que originou o povoado.

 

A Vila de Porto Feliz foi criada no reinado de D. Maria I, rainha de Portugal. O documento de criação foi assinado pelo Governador da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo e Castro de Mendonça, no dia 13 de outubro de 1797. O documento assinado pelo Governador concedia à freguesia de Araritaguaba a condição de vila, denominando-a Vila de Porto Feliz, e determinava a definição do território do termo, a ereção do Pelourinho, a demarcação do terreno para a construção dos Paços do Concelho e cadeia, a eleição de juízes, vereadores e demais oficiais da Câmara Municipal.

Pintura do Sr. Bruno Giusti – Porto Feliz

O povoado começou a se formar junto à margem esquerda do Rio Anhemby (atual Tietê) e ganhou notoriedade por volta de 1719 com a notícia da descoberta do ouro no Mato Grosso. Desenvolvido em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto; Porto Feliz passou a ser o  ponto de partida de inúmeros bandeirantes, em busca das riquezas anunciadas. No século 19 partiram de Porto Feliz as primeiras monções (expedições comerciais e científicas) com o objectivo de expandir as fronteiras do Brasil colônia e assim foi feito.

Porto feliz, o paraíso dos Bandeirantes!

A origem exata do nome Porto Feliz tem várias hipóteses que vão desde a hospitalidade e alegria com que o povo recebia as expedições que voltavam de uma grande aventura, até a denominação dada ao local pelos bandeirantes como o local de alegria, Porto Feliz, final da viagem e de ter chegado são e salvo. Deixando a história de lado  porque teriamos de nos alongar muito para contar o quão importante foi e é Porto Feliz para o Estado de São Paulo, vamos agora conhecer um pouco mais sobre as belezas da terra.

Anualmente na cidade de Porto Feliz é realizada a “Semana das Monções” que relembra as viagens feitas pelo rio Tietê no século XVIII. A “Semana das Monções” é repleta de  cerimônias oficiais e de atividades culturais,  representações teatrais e desfiles pelas ruas da cidade, numa das maiores encenações históricas que ocorre no país. A “Semana das Monções” se traduz numa verdadeira viagem ao passado, onde podemos ver pelas ruas de Porto Feliz pessoas desfilando trajes dos séculos passados, nos levando de volta a época em que a corte portuguesa se encontrava no Brasil.

Pontos Turísticos de Porto Feliz:

* Museu das Monções, inaugurado em 1920.
* Casa da Alfândega, onde os Bandeirantes se reuniam para organizar as monções.
* Largo da Penha, marco do início do povoamento de Porto Feliz.
* Paredão Salitroso, alguns afirmam que esse local abriga provas que essa região esteve submersa há milhões de anos.
* Igreja Matriz, construida em 1874, em estilo barroco, toda recoberta por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno De Giusti..
* Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires, construida no século XIX.

Para conhecer mais sobre Porto Feliz sugiro uma visita ao site:

Prefeitura Municipal de Porto Feliz

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top