Curiosidades

Qual o melhor óleo para cozinhar e que faz bem à saúde?

Qual o melhor óleo para cozinhar e que faz bem à saúde?

Gorduras tropicais e de origem animal são as melhores opções, segundo especialista.

Óleos tropicais fazem bem à saúde

Nas prateleiras dos mercados nos deparamos com uma variedade de óleos para cozinhar. Os mais tradicionais e também conhecidos como óleos vegetais são os de soja, milho, canola e girassol. Mas, segundo a gastrônoma, Maria Vasconcelos, tais óleos não fazem bem à #Saúde. A especialista sugere que os óleos ideais para cozinhar são os óleos tropicais que são os de coco, de palma, abacate, macadâmia e azeite de oliva, além da banha de porco e a manteiga natural (não margarina).

A gastrônoma explica que óleos tropicais, assim como a gordura animal são gorduras saturadas, mas, ao contrário do que muita gente pensa, essas gorduras fazem bem à saúde porque elas são muito mais estáveis em condições de cozimento e menos inflamatórios do que os óleos vegetais. “A maioria dos profissionais de saúde, inclusive os médicos, não conhecem a bioquímica de gorduras e acreditam erroneamente que as gorduras saturadas são ruins, quando na verdade, elas são realmente boas, pois contêm triglicerídeos que são as principais gorduras do nosso corpo, mas faltam na dieta da maioria das pessoas”, ressalta.

De acordo com a especialista, o azeite de oliva, de preferência o extravirgem deve ser utilizado em menores temperaturas de cozimento. Ela também sugere o óleo de abacate e óleo de macadâmia para o preparo de assados, porque proporcionam mais sabor aos alimentos.

E para não errar na hora de utilizar óleos tropicais ou gordura animal para cozinhar. Confira algumas dicas básicas:

– Azeite, manteiga ou óleo de coco são ideais para preparar arroz, feijão, saladas, legumes, verduras e carnes;

– Banha de porco ou óleo de coco para frituras;

– Óleo de abacate ou macadâmia para assados.

E lembre-se, nada em excesso faz bem, pois até mesmo produtos saudáveis se consumidos em excesso podem prejudicar a saúde. O correto é optar por tudo que faz bem, mas em pequenas quantidades.

Ainda segundo a gastrônoma, os óleos vegetais (canola, milho, soja, girassol, de algodão e margarina) contêm diversos produtos químicos industriais que não fazem bem a saúde. Ela também afirma que o de canola é o pior. “O óleo de canola é um óleo industrial e não um alimento”, afirma.

De acordo com a especialista a canola é um óleo canadense, de baixa acidez e geneticamente modificado, que pode causar danos à saúde. “Através da beleza da modificação genética, agora vendem este óleo como um óleo comestível”, diz. #óleo #óleos

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Populares

Saúde, Dietas, Vida Saudável, Turismo e Interesses Gerais

Sempre notícias relevantes para sua vida, compartilhadas de fontes diversas e confiáveis.

Translator

Copyright © 2017 Zangão life.Themetf

To Top